Saul se comunicou com o espírito do profeta Samuel? 1 Samuel 28
Por William de Souza
Já houve bastante polêmica acerca dos eventos registrados em 1 Samuel 28:7-20. Nesta passagem, o primeiro rei de Israel, Saul, já nos últimos dias da sua vida, pede para uma necromante invocar o espírito de Samuel, pois, Saul angústiado, ja não obtinha resposta de Deus( devido sua própria desobediência). Aparentemente, Samuel aparece e se comunica com Saul, confirmando o que já havia profetizado, que Deus virou contra ele e que deu o reinado dele a outro – Davi.
A polêmica se levantou na interpretação desta passagem em relação à possível comunicação com os mortos.
Quem assistiu a minissérie Rei Davi da Rede Record no dia 06/03 viu uma sessão de necromancia digna de um filme de terror, onde Saul se junta com a mulher quando ela tenta trazer de volta para esta vida o espírito do falecido Samuel.
Imagino que muitas pessoas que não são cristãs (e até mesmo muito crente que não lê Biblia) deve ter se perguntado:
Afinal, Samuel depois de morto voltou para falar com o rei Saul?
O espírito do profeta Samuel obedeceu a voz de uma médium espírita?
Como então, os evangélicos pregam que não é possível consultar os mortos numa sessão espírita?
Pois é, os bispos que dirigem a Rede Record deveriam ter acompanhado mais de perto as gravações da cena.
Pois é, os bispos que dirigem a Rede Record deveriam ter acompanhado mais de perto as gravações da cena.
Na minissérie, a produção tentou passar uma certa ideia de que apenas Saul teria visto um 'vulto' do profeta já falecido, e que tal vulto seria fruto da mente fraca e atormentada do rei, que também estava fraco por conta de um jejum forçado.
Porém, pra quem assistiu a cena, ficou difícil de entender, que o tal espírito de Samuel na verdade não era realmente o espírito do profeta, e sim, um engano espiritual em que Saul acabou por se tornar vítima.
Porém, pra quem assistiu a cena, ficou difícil de entender, que o tal espírito de Samuel na verdade não era realmente o espírito do profeta, e sim, um engano espiritual em que Saul acabou por se tornar vítima.
O episódio bíblico envolvendo Saul e a médium espírita de En-Dor não passou de uma sessão espírita enganosa. O que acontece até nos dias de hoje.
Caro leitor, deixa eu te explicar uma coisa.
Vamos pela Bíblia (é melhor neh?! )
“Não vos voltareis para os necromantes, nem para os adivinhos; não os procureis para serdes contaminados por eles. Eu sou o Senhor, vosso Deus.“ (Lv 19.31)Deus ordenou que o povo de Israel não consultasse jamais os necromantes e os adivinhos, logo entende-se que esta é uma prática pecaminosa. Tendo em vista que ao homem é dado o direito de morrer uma só vez, vindo depois disso o juízo (He 9.27), podemos entender que quem partiu, não pode voltar para se comunicar com os vivos, pois está aguardando julgamento no Grande Dia.
Outro fato intrigante, é que este suposto Samuel, diz a Saul que no dia seguinte, após sua derrota, ele e seus filhos estariam com ele (1Sm 28.19) onde estava. Embora, Jesus virá para julgar os vivos e os mortos, sabemos que justos e injustos, no tempo da Lei, quando morriam, suas almas não éram destinadas para o mesmo lugar enquanto aguardam, um desses exemplos, é a Parábola do Rico e Lázaro (Lc 16.19-31).
Se os mortos não podem voltar, pois aguardam julgamento, quem falou à Saul? Muitas potestades estão nas regiões celestes, e operam nos filhos da desobediência (Ef 2.2, 3.10 e 6.12); dessa forma, certamente foi um espírito malígno, um demônio que falou à Saul e não Samuel.
Inclusive, esta consulta fora um dos motivos da morte de Saul, como está escrito: “Assim, morreu Saul por causa da sua transgressão cometida contra o Senhor, por causa da Palavra do Senhor, que ele não guardara; e também porque interrogara e consultara uma necromante...“ (1Cr 10.13)
Não há da parte de Deus liberação para consultar aos mortos.
Só faltou a record explicar isso.
A Paz a todos
Só para enriquecer a informção.... "E lhe disse: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um homem ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra, e se prostrou.
ResponderExcluir1 Samuel 28:14."
Temos que enfatizar que em nenhum a momento a Palavra de Deus afirma que houve consulta ao "espírito" de Samuel. Neste versículo está bem claro que foi "entendido" por Saul que ele falava com o mesmo, ou seja era o que Saul pensava, era o que ele entendia! A Palavra não afirma, pois Deus não vai de encontro ao que escreveu!!!
muito bem lembrado...
ResponderExcluirVale nota que no texto diz: "Vem subindo um homem ancião..."
a na Biblia diz:
Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.
Tiago 1:17
O Espirito Santo desce sobre nós...
Fique com Deus CLeide. Obrigado pelo comentário.
Eu discordo, pelo simples fato da Bíblia dizer: "e disse Samuel". Além do mais, o que ele fez foi profetizar mais uma vez na vida de Saul, só que por tanto pecar contra Deus, infelizmente (para ele) não houve conforto nas palavras de Samuel e sim condenação. E o que Samuel disse se cumpriu mais uma vez.
ResponderExcluirOutro fato é que a própria necromante fica assustada com a aparição, ficando claro que não veio dela, e sim da permissão do próprio Deus para o juízo de Saul.
LINDA PASSAGEM ESPÍRITA NA BÍBLIA, NA RECORD!!
ResponderExcluir"FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO" ALLAN KARDEC
PEGUEM SEUS DINHEIROS E DOEM AOS POBRES, NAO AOS FALSOS PROFETAS DA UNIVERSAL/INTERNACIONAL/MUNDIAL
DEUS NOS ABENÇOE A TODOS E ...... muito amor, meu irmãozinhos
É meu querido "anônimo" Concordo qnd disse falsos profetas da universal/internacional/mundial.
Excluirmas saiba de uma coisa, Salvação ocorre somente pela fé em Cristo.
Boas obras,caridades,são conseqüências desta salvação. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2:8-9
Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. Romanos 1:16-17. porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem da lei é o pleno conhecimento do pecado.
Há vários sinais de que aquele não era Samuel e sim um espírito malígno, a mulher relata que vê deuses subindo da terra, e entre eles ela vê uma figura que Saul presume ser Samuel, os espíritos conhecem muito bem o homem e sabem como enganá-lo, são capazes de imitar rostos, vestes e vozes, a própria palavra diz que Satanás é o pai da mentira, também está registrado que ao homem está estabelecido morrer uma só vez, depois disso segue o juizo, Hebreus 9:27.
ResponderExcluirO proprio Deus já havia condenado esta prática, considerando-a imunda, Saul estava em desobediência e quando o homem está neste estado é presa fácil da enganação do Diabo. O nome dele já diz: O enganador!