2.12.11

Elvis Presley: Fé cristã e música Gospel serão temas de filme


Elvis Presley, um garoto de infância pobre que sonhava com uma carreira artística, alcança a fama, torna-se o maior cantor em número de álbuns vendidos, e morre em decorrência do vício em drogas. Esse é o resumo mais conhecido da vida do chamado “Rei do Rock”.


Porém, Elvis cresceu frequentando uma igreja protestante, levado por sua mãe aos cultos dominicais, e segundo Peter Ramsay, que escreveu uma biografia do cantor, amava a música gospel. “Elvis começou a cantar hinos quando era criança e frequentava a igreja com sua mãe aos domingos. As pessoas que conviveram de perto com Elvis dizem que ele não apenas gravou hinos, ele realmente amava a música gospel. Depois de alguns shows, tarde da noite, Elvis e alguns amigos gostavam de cantar clássicos da música cristã”, escreveu Ramsay.


Muito mais que isso, em sua carreira, Elvis foi indicado ao Grammy (maior prêmio da música norte-americana até hoje) catorze vezes, porém só venceu em três ocasiões, todas com músicas cristãs: em 1967, com o Álbum “How great thou art” (Quão grande és Tu); 1972, com o álbum “He touched me” (Tocou-me); e em 1974, com a versão ao vivo da canção “How great thou art”, gravada em Memphis.


“Elvis Presley gravou mais de 80 faixas de música gospel durante sua carreira. Há muitas histórias sobre o respeito que Elvis tinha por Cristo. Uma noite, em um de seus primeiros grandes shows, fãs abriram na plateia uma enorme faixa que dizia: ‘Elvis é o nosso Rei!’. Elvis parou no meio de sua música e disse claramente ao microfone: ‘Existe apenas um rei e é Jesus Cristo’”, conta o escritor Ramsay.


O estúdio Fox vem planejando o que chamou de “filme biográfico tradicional” para o projeto intitulado “Last train to Memphis” (em tradução livre, Última partida para Memphis).


A, porém, uma produção que pretende abordar a história de fé de Elvis, chama-se “The Identical” (O idêntico).


Existe ainda um outro projeto, tocado por Yochanam Marcellino, que é presidente de uma produtora chamada City of Peace. Segundo Marcellino, o diferencial desse projeto é que o roteiro é adaptado de uma peça de teatro, e aborda o interesse de Elvis pela música gospel e as origens religiosas de sua família. Marcellino afirma que o projeto será estrelado por um ator que já fez imitações do cantor, e que atualmente o projeto está na fase de negociação dos direitos das músicas gospel que Elvis gravou.


“In the shadow of kings” (Nas sombras dos reis), é uma autobiografia de Donnie Sumner, um artista que durante anos, acompanhou Elvis com o Quarteto Stamps em seus shows. Ele relata que teve oportunidades de falar com o cantor sobre espiritualidade:


“Lembro-me de uma noite, quando Elvis fez sinal para eu segui-lo. Depois de deixar minha namorada e todos os outros caras da sala, nós fomos para o seu quarto. Ele sentou na cama de costas para a cabeceira e eu fiquei deitado com a cabeça apoiada em meu braço dobrado e perguntei: O que você precisa chefe? Sua resposta será sempre em minha memória uma porta que me foi aberta, mas eu não soube aproveitar. Eu nunca dizia a ninguém naqueles dias que eu era um crente e a pergunta de Elvis me pegou totalmente de surpresa. Não sei se consigo lembrar de todos os detalhes corretamente, mas posso dizer-lhe o que me lembro. ‘O que significa ser salvo?’, perguntou-me Elvis. Fiquei espantado que ele pudesse fazer essa pergunta a mim e respondi: ‘O que é isso, chefe, porque você está me fazendo esse tipo de pergunta? Pareço um pregador?’. ‘Falo sério’, insistiu ele, ‘Eu estava assistindo TV e eles estavam falando sobre isso. Quando falaram salvo… Bem, eu sei que seu pai foi pastor e percebi que se alguém aqui saberia, seria você’. Percebendo, que ele estava realmente tentando entender o que significava ‘ser salvo’, fiz uma breve tentativa de tentar explicar do modo como aprendi quando ainda era criança. Eu disse a Elvis: ‘Bem, do jeito que eu entendo, se você acreditar que Jesus veio realmente como dizem, e que Ele morreu pelos pecados como dizem além das outras coisas que dizem, como Ele ressuscitou dos mortos, voltou para o céu e virá de novo algum dia… Se você realmente acreditar em tudo isso… então você está salvo. Ser salvo é apenas uma maneira de dizer que nasceu de novo’. Então, depois de pensar, disse em tom de brincadeira. ‘Entendeu, meu filho’? Elvis perguntou: ‘Bem, o que acontece então?’. Eu estava realmente começando a entrar nisto e lhe respondi: ‘Bem, se você aceitar pela fé que tudo isso é verdade e pedir ao Espírito de Jesus que assuma o controle de sua vida, Ele vai ajudá-lo tomar as decisões certas e ser uma pessoa melhor’. Também disse a ele: ‘Eu ouvi meu pai dizer, muitas vezes: Se Jesus não estivesse andando comigo, acho que não conseguiria’. Então conclui minha mensagem ‘caipira’ com o comentário: Mas a melhor parte é, quando você morrer, irá para o céu e não para o inferno!’. O breve comentário de Elvis foi ‘Legal!’, e acrescentou: ‘Às vezes a vida é um inferno! Talvez eu já esteja lá!’”, relata Sumner.


Assista ao clipe da música “How great thou art”:


 

Fonte: Gospel+


Nota do blogueiro:

Confesso ficar emocionado ao ler essa matéria. Sendo um fã declarado de Elvis, não nego isso, mesmo sendo cristão.  Alguns podem até dizer: “ser fã de musica secular?! blá blá blá...”

Admiro o talento que Elvis tinha. Já imaginava que ele, sendo um desviado dos caminhos do Senhor, questionava sobre salvação e como na matéria mesmo diz, ele cantava musica gospel e chegou até dizer em seu show ‘Existe apenas um rei e é Jesus Cristo’, sempre passou pela minha cabeça: será que ele morreu salvo?

Bem, em saber que isso passava pela cabeça dele e que chegou a questionar o que seria “Ser Salvo?” não fica difícil de imaginar que nos últimos instantes de sua vida ele não tenha entregado o coração literalmente ao Senhor.
Pra quem não sabe, foi no dia 16 de agosto 1977 que ele faleceu. Por volta das 10 horas da manhã Elvis teria levantado para ler no banheiro. 


O que aconteceu desse ponto até por volta das duas horas da tarde é um mistério. O desenlace ocorreu, possivelmente, no final da manhã, no banheiro de sua suite, na mansão Graceland, na cidade de Memphis, no Tennessee.  Os excessos de medicamentos para o coração, insônia, doenças intestinais, hábitos cotidianos e várias circunstâncias que culminaram com a morte de Elvis Presley, são dos pontos mais polêmicos e controvertidos entre seus biografos e fãs.  Elvis só foi encontrado morto no horário das duas horas da tarde por sua namorada na época, Ginger Alden.  Logo após, o seu corpo é levado ao hospital "Memorial Batista" e sua morte confirmada.


A morte de Elvis Aaron Presley no dia de 16 de Agosto de 1977, causada por colapso fulminante associado à disfunção cardíaca, surpreendeu o mundo, provocando comoção como poucas vezes fora vista em nossa cultura.
Fiquei feliz em saber que no momento de sucesso ele questionou o que seria salvação.

Será que nós, cristãos, temos feito essa pergunta a nós mesmos? Será que temos certeza da salvação ao invés ficar julgando os outros dizendo se são salvos ou não? 

Examine-se o homem a si mesmo... I Coríntios 11.28. 

Você já se reuniu consigo mesmo?


Pense nisso.



Um comentário:

  1. Olá, gostei muito dessa matéria sobre o lado gospel de Elvis Presley. Assim como você, sou cristã e também sou fã de Elvis. Já fui muito criticada por isso, mas realmente não vejo problemas já que as letras das músicas dele são lindas e não fazem apologia ao mal. Elvis tinha um lado gospel muito forte, ele se desviou dos caminhos do Pai, mas em meu íntimo acredito que ele buscou a Deus antes de sua morte. Já li vários relatos de pessoas próximas a ele que confirmaram que ele estava voltando para Deus. Elvis não era viciado em drogas ilícitas, era viciado em remédios e vivia sempre muito deprimido, acho que Deus o chamava constantemente. Torço muito para que ele tenha sido salvo e esteja nesse momento na glória com nosso Senhos Jesus Cristo.

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critíca! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...