8.2.12

Matrix: Pilula azul ou vermelha?


 Por William de Souza
 
Há um tempo atrás (não muito, pouco tempo para ser sincero) passei a me questionar acerca da minha fé. Não faço idéia do porquê. Só comecei a pensar, e me fazer estas perguntas: Por que eu sou cristão? Por que eu frequento uma igreja? Para ser cristão eu preciso frequentar a igreja? Por que eu acredito naquilo em que acredito?

Essas questões provocaram um desequilíbrio em minha fé cristã.  E isso foi bom (hã?). Sério!! Pois ao procurar um equilíbrio, minha fé em Jesus Cristo foi fortalecida. Não pretendo, aqui, dar explicações teológicas a essas questões, até porque não sou teólogo, não sou mestre em divindade, tampouco estudioso em teologia. Minha formação acadêmica é em... é em...(ah deixa pra lá). Com relação ao campo da teologia (se é que assim posso dizer), sou um pequeno curioso que leio muito e converso com  teólogos (tá, valeu!)rsrs

Por que sou cristão? Quando me fiz essa pergunta, não estava questionando apenas a minha própria consciência. Estava orando e também fiz tal pergunta a Jesus. Perguntar ao próprio Deus por que eu creio nele me pareceu algo estranho.  Afinal, será que a análise da minha própria fé estaria sendo "isenta"? Mas enfim, desde que aceitei Jesus como meu Salvador, tenho aprendido novos valores da vida cristã.

Jesus Cristo foi forjando em mim um novo caráter, Cristo me permitiu enxergar o mundo a partir de um novo referencial. É como ter consciência da "Matrix".

No primeiro filme da trilogia "Matrix", Morpheus oferece ao Neo duas pílulas (na mão esquerda uma azul, e não mão direita, uma vermelha). Morpheus diz ao Neo que, tomando a pílula azul, tudo voltaria ao normal e ele continuaria vivendo a sua vida, sem ter consciência do seu mundo e acordaria em sua cama acreditando no que quisesse. A pílula vermelha proporcionaria ao Neo ir ao "País das Maravilhas" e Neo saberia até onde vai a "toca do coelho"(se você não conhece esse desenho, ta boiando rsrs). Pois bem, tomar a pílula vermelha é tomar consciência da "Matrix". Mesmo Morpheus não consegue definir o que é a Matrix, mas ele a descreve assim:

"A Matrix está em todo lugar. À nossa volta. Mesmo agora, nesta sala. Você pode vê-la quando olha pela janela ou quando liga sua televisão. Você a sente quando vai para o trabalho, quando vai à igreja, quando paga seus impostos. É o mundo que foi colocado diante dos seus olhos para que você não visse a verdade. Que você é um escravo. Como todo mundo, você nasceu num cativeiro, nasceu numa prisão que não consegue sentir nem tocar. Uma prisão para sua mente".

Beleza, vem comigo então. Vou usar a Matrix como exemplo. 
 
O cativeiro e a prisão onde as pessoas nascem é o mundo de pecados em que reina a morte. Morte, aqui, não significa aniquilação, mas separação de Deus. Segundo a Bíblia todo homem sem Deus é morto espiritualmente (EFÉSIOS 2:5; COLOSSENSES 2:13; APOCALIPSE 3:1).

Embora estejamos no mundo, Jesus disse que não somos do mundo, e por isso o mundo nos odeia (JOÃO 15:19). Aceitar que Jesus mude nossa vida é como tomar a pílula vermelha (ATENÇÃO: digo "como", pois não há analogia que descreva perfeitamente a liberdade que temos em Cristo Jesus através do plano da salvação, é só um exemplo hein cabeça, não vai dizer por aí que acho  Matrix um filme cristão, que garanto a você, não é).

Penso que a analogia cabe também para a missão e o sentido da vida do homem. Alguns assumem a missão da sua vida, tomando a pílula vermelha, apesar de todos os sofrimentos e adversidades. Outros, justamente temendo estes sofrimentos e por apego às riquezas, fogem ou abandonam a missão como traidores, tal como Judas. No mesmo sentido, a passagem do jovem rico (Mc 10, 17-27) que preferiu permanecer com os seus bens a seguir Jesus Cristo.


Escolhas! A vida é feita de escolhas.  Qual a sua escolha?

Aceitar passivamente tudo o que existe à sua volta ou desejar se libertar e conhecer a verdade absoluta das coisas?

Aceitar a salvação em Cristo é como ser livre do cativeiro da Matrix.  Em Cristo passamos a enxergar o mundo como ele é e ter consciência desse mundo natural (ou virtual? Sei lá, o povo não sai da net) e de um outro mundo real, que também é espiritual (representada no filme, pela cidade Zion, ou Sião). Tendo, pois, consciência de quem eu sou em Cristo, não me preocupo com a objeção ao meu primeiro questionamento que fiz ao próprio Deus acerca da minha fé Nele. Tenho consciência da "Matrix" e de "Zion".

Porque sou cristão?

Porque Cristo me escolheu, e não eu a ele. Não sou cristão porque atendi um apelo para ir à frente da igreja num belo culto, ou porque fiz uma oração de entrega a Deus, simplesmente.
Sou cristão porque Jesus me escolheu e me chamou para ser filho de Deus, sou cristão pelas afirmações de Jesus acerca de si próprio. Diferentemente de qualquer outro líder religioso, ou qualquer outro profeta, Jesus declarou ser Deus e assumiu essa condição.

Por causa da cruz de Cristo. Sou cristão porque "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (JOÃO, 3:16).

Alguém simplesmente poderia dizer: por que Deus simplesmente não perdoa os pecados? A questão é porque Deus é justo, e a Bíblia diz que "o salário do pecado é a morte" (ROMANOS, 6:23).  Deus é amor, ele nos ofereceu o perdão pelos pecados através de  Jesus.

Jesus comprou a nossa "carta de alforria" e a queimou, nos oferecendo a liberdade de sermos nós mesmos, a liberdade de encontrarmos o nosso eu verdadeiro, em Cristo. Jesus "morreu a nossa morte para vivermos a Sua vida".

 "A Verdade vos Libertará". (João 8:32)


 "Lembre-se... Tudo que ofereço é a verdade, nada mais."

Paz a todos

3 comentários:

  1. Muito boa sua colocação! Porque a fé não vem de Nós é DOM DE DEUS! Por isso carnalmente não entendemos, mas espiritual,sim.

    Gostei do Matrix! :-)

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. É justamente o oposto, o protestantismo é a escravidão, é a Matrix. Olha no que os evangélicos estão estão transformando o Brasil? Um lugar muito pior de se viver.

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critíca! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...