10.2.12

Culto no trem

 Por Wellington Muniz


Quando criança, precisei por várias vezes andar de trem, pois era o jeito mais rápido de chegar à casa da minha avó. Sério! Houve uma vez que o trem descarrilou dos trilhos, parecia que estavam apedrejando pelo lado de fora, não foi uma experiência muito agradável para uma criança de seis anos!

Mas uma coisa que ficou fixa em minha mente por conta deste percurso, foi o trabalho de nossos irmãos que faziam culto em alguns vagões. Se você já viajou de trem sabe do que eu estou falando, o primeiro detalhe é que sempre tem um pandeiro na mão de alguém, e em algum momento vai começar a cantoria, o problema é que geralmente são as vozes mais desagradáveis que você já ouviu e o batuque do pandeiro também não ajuda muito, até vendedores são mais educados: “desculpem atrapalhar o silêncio de sua viagem”, nem os próprios crentes que estão no trem se agüentam, "maquinista, por favor, faz o trem sair dos trilhos de novo!"

A pergunta que não quer calar: de que jeito você vai atrair a atenção das pessoas? Se Jesus é tão bom assim, por que eu tenho que apresentá-lo de forma tão ruim? O louvor toca no coração do pecador sim, a mensagem, a letra, podem ser importantes para alcançar alguém que precisa ouvir falar de Deus, mas para prestar a atenção na letra, primeiro a música precisa ser agradável, a intenção de pregar no trem pode ser maravilhosa, mas nós cristãos também precisamos ser estratégicos e sensatos!

Lembro-me uma vez que estávamos com o conjunto Doce Harmonia em um ônibus e começamos a louvar, daquela mesma forma que sempre fizemos, bem suave, com divisão de vozes, e de repente, uma jovem que estava sentada perto de nós começou a derramar lágrimas, e enquanto continuávamos cantando, uma das integrantes do grupo chegou perto da moça e lhe entregou um folheto, conversando descobrimos que era afastada da igreja, e que exercera o ministério do louvor, nunca mais a vimos, mas tenho a certeza de que a semente foi plantada.

Por isso bato tanto nesta tecla, se não foi chamado para isso, não insista, eu mesmo não tenho desenvoltura com a Palavra, a não ser para escrever música, mas posso me unir a alguém que pregue e juntos podemos alcançar vidas, cada um na sua vocação, isso é bíblico!

Não sei como estão as coisas nos trens de hoje em dia, mas espero que ainda surjam irmãos com a coragem dos “pandeiristas” e com a vocação de verdadeiro Levita!

Wellington Muniz no Vida de Cantor Gospel

 

Um comentário:

  1. Caro Wellingtom, quero expressar aqui meu respeito por alguém com tamanho bom senso como vc, que, infelizmente, pelo que vem ocorrente demonstra sem uma minoria.
    Viajo nos trens da supervia há 5 anos e acho uma profunda falta de respeito, hoje, mesmo sendo proibido, a forma como são realizados estes cultos e principalmente que entendessem que somente se fala ao outro aos berros se os corações estão distantes e principalmente a Deus, precisamos recorrer da forma mais calma e leve possível o que não ocorre certamente, tal o nível de irritação que é imposto hoje aos demais usuários.
    E uso fone de ouvido para ouvir aulas por necessidade e não consigo, além de precisar escolher um vagão para entrar: absurdo!
    Este desrespeito para mim se iguala aos dos que ouvem qualquer tipo de música em alto volume sem fone.
    Agrada-me saber que alguém que alguém tem bom senso.

    ResponderExcluir

Comenta! Elogia! Critíca! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...