2.2.12

O internet está de olho em você

Por William de Souza
Vocês já se ligaram no perigo da publicidade? Aquilo que se torna público? Aquilo que sai da instância do privado, do individual e ganha status de plural, pertencente a todos?
Esse negócio de expor a vida não é comigo.

Não é uma crítica direta ao Big Brother Brasil, A Fazenda, Revista Caras, Tititi ou qualquer veículo de fofoca por ai. Me refiro mais a postura da sociedade informatizada e tecnológica.

Twitter, Facebook, Orkut e outras redes mais nos incentivam a "publicar" nossas vidas. Há ali preferências, profissão, músicas, bairros que frequentamos, cidades que visitamos, fotos íntimas e uma série de outras coisas que, 20 anos atrás, era assunto para um grupo pequeno de uns 10 amigos e parentes próximos...

Eu paro e penso um pouco nessa loucura de teoria da conspiração. Não sou desses loucos fanáticos, mas curto muito esses assuntos. Essas coisa me levam a pensar que existe uma força maior, talvez uma mente maligna que está formatando as pessoas para agirem assim. Para que todo mundo ache normal ter a vida pública, que ache normal não ter privacidade.

George Orwell, no livro 1984, "previu"(! rsrs) uma sociedade que era vigiada todo o tempo por um aparelho eletrônico que permitia ao "Grande Irmão" saber de tudo o que se passava no mundo. Todo o mundo estava sob um governo autoritário que escondia da população a realidade da guerra, da tortura e da fome.


Se você reparar, alguns filmes já vem mostrando isso para a sociedade(ou preparando as mentes), como por exemplo “Inimigo do Estado” com Will Smith, onde o governo implanta um satélite capaz até de ver o que acontece em tempo real nas ruas,uma tecnologia com a possibilidade de ver a pessoa em sua própria casa em planos futuros. 


Isso não te lembra alguma coisa??

O "Google Maps" já nos dá o recurso de ver as fotos das ruas pelo satélite.

Aos poucos essa sensação de falta de privacidade misturada com uma falsa segurança vai entrando na cabeça das pessoas.

Pare reflita: Por que expor minha vida, cada coisa que faço , nas redes sociais? As pessoas acham isso a coisa mais normal do mundo e não notam que sua liberdade e privacidade estão acabando.

Ou indo mais a fundo como no filme “Minority Report - A Nova Lei” com Tom Cruise, onde no futuro as pessoas tem um chip em seus olhos que o governo controla onde a pessoa está, controla cada passo, cada acesso, cada compra.  Controle total na vida das pessoas.

Isso também não te lembra outra coisa??



Pois é... estamos diante de um governo que está cultivando uma espécie de "cultura da publicidade". Tudo o que você faz, diz ou pensa, imediatamente, ganha status  de público através da internet.

Se você faz um bolo, você escreve no facebook sobre o bolo.
Seus amigos leem sobre o bolo.
Você coloca uma foto do bolo.
Seus amigos pedem um pedaço do bolo.
E sei lá mais quem também lê isso e descobre que você faz bolo, se fica gostoso ou não, quais são seus amigos que gostam de bolo e por aí vai...


Imagine a foto do seu filho indo para a natação, ou de uma mãe indo pra academia, ou um pai no futebol com os amigos. O que se pode fazer de posse desse tipo de informação?

Não duvido de que estejamos sendo "adestrados" para publicar nossas vidas.

Há quem filme o desespero de uma criança porque matou uma formiga e poste isso na internet. Há quem registre duas pessoas tendo relações sexuais e publique no youtube.

Não duvido que cheguemos a um tempo em que todo mundo ache normal ter câmeras em todos os cômodos da casa e não se tenha mais privacidade, nem pra fazer as necessidades fisiológicas...


Só tenho uma coisa a completar:
"E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na mão direita ou na testa, para que ninguém possa comprar ou vender , senão aqueles que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome. Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, porque é número de homem; e seu número é seiscentos e sessenta e seis" Apocalipse 13: 16-18


A  Paz a todos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critíca! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...