19.11.11

Manual do ET

Digão
Ultimamente venho pensando muito em uma regra de etiqueta, um manual de conduta. Sabem como é: tudo na vida tem etiqueta, maneiras de comportamento, essas coisas. Por exemplo, é feio, no Brasil, comer de boca aberta ou colocar os cotovelos à mesa. É horrível também ouvir, em um discurso formal, o sujeito soltar uma pérola do tipo “vai com nóis”, “tava andano de bicicreta e Deus mi falô que tinha um prano pra nóis”, coisas do tipo. Portanto, resolvi ganhar mais algum nas costas dos cr... erh, abençoar os irmãos. Portanto, vou lançar aqui o primeiro e único MANUAL DO ET.


Você que é um ET, ou seja, Evangélico Típico, precisa saber como se comportar, como pensar, como falar. Enfim, essas coisas tão necessárias e tão importantes no mundim invangélico atual. Portanto, aprenda os passos corretos para ser um bom ET(Evangélico Típico), e não se esqueça da oferta para a Obra, irmão!

Tenha a postura correta
Nada de ficar choramingando, achando que a vida está difícil. É verdade, a vida está difícil, mas se esqueça disso. Aprenda o mantra específico: você é VENCEDOR! Você nasceu para SE DAR BEM! Se filho de peixe peixinho é, você, como um bom ET, é filho de Deus e, portanto, deuzinho! Não se esqueça: tudo você pode em você mesmo, que se auto-fortalece! Um bom ET nunca, repito, NUNCA assume suas fraquezas. Derrota não é coisa de cristão, e cruz é um símbolo pagão, afinal de contas. 
Portanto, cabeça para cima, barriga para dentro (e se for irmã, bunda para fora). Ande altivo, nas nuvens, onde a águia voa e o disco voador passeia. Se incrédulos te perguntarem a razão de seu comportamento, lembre-se sempre: EU TENHO A FÉ! EU SOU FILHO DE DEUS! EU SOU O MÁXIMO! EU TENHO A FORÇA! Mas não se empolgue demais, porque se disser “eu sou She-Ra” pode pegar mal...

Tenha o palavreado certo
Crente não usa palavrão, certo? Afinal, a Bíblia diz que devemos ter linguagem santa, e isso se refere EXCLUSIVAMENTE a palavrões. Ou não? Bom, isso fica pra depois...
Use sempre o seu evangeliquês. Se você é novo convertido, não se preocupe, sempre tem alguém para ensinar. Solte sempre “amém”, “bênção”, e outras coisas fora de contexto, sem se esquecer, é claro de dar glória, glória, glória, glória... Sempre que o seu líder mudar de idéia, diga que é um movo mover de Deus, e não se preocupe com o fato de que não devemos usar verbo como substantivo. ET que é ET tem até gramática diferente! E se os de fora não entenderem, o problema é deles! Quem mandou não te acompanharem, agora que você sabe que é o bom! Vão para o inferno e bem feito!

Leia as coisas certas
Sempre leia livros sobre liderança. Se não tiver bons livros na sua livraria evangélica, procure esses gurus seculares, mesmo, porque o que ensinam é a mesma coisa, que é gerenciar a igreja como se fosse uma empresa. Empresa tem que dar lucro, os sócios precisam ficar felizes, os associados precisam ficar com o tempo todo ocupado. Se isso dá certo em empresas, por que não daria certo na igreja, não é mesmo? Continue lendo sempre esse tipo de literatura e você jamais descobrirá a diferença!
Além disso, leia sempre esses livros espiritosféricos, que relatam coisas improváveis, como os relatos de sucesso a qualquer preço que tanto fazem a alegria dos televangelistas tupiniquins, além daqueles livrinhos que só fazem cafuné e cosquinhas na alma. Não importa se os seus relatos agridem a ética, o bom senso, a história e a teologia: se faz sucesso, é porque é bom. Você, como bom ET, deve procurar apenas O QUE É BOM PRA VOCÊ e para VOCÊ SOMENTE! Faça isso e prosperarás! Aleluia!

Jogue fora a coerência
Dizia-se que a rede Globo era do diabo, por veicular novelas com mensagens a favor dos gays e de cunho espírita, mas que a Record era de Deus, por pertencer a Edir Macedo, proprietário da Igreja (sic) Universal. Porém a Som Livre, braço fonográfico da Globo, começa a investir pesado na música gospel, fazendo propaganda de CDs evangélicos em horário nobre da TV. E a Record faz reportagem contra a doutrina do cai-cai. Então, agora a rede Globo é de Deus e a Record é do capeta? Mas a Record continua sendo do Macedo, e os gays e os espíritas continuam nas novelas globais!
Se você é um ET, não se importará com isso. Coerência é para os fracos. Afinal, o povo nem se lembra do que comeu no almoço; como é que vai se lembrar de coisas que aconteceram anos atrás, e comparar com o que acontece hoje? 
Aliás, há vários exemplos que você pode usar para ser um bom ET, jogando fora a coerência. Você pode, por exemplo, querer escrever em uma prestigiada revista de linha teológica reformada, mas sair por aí chamando Calvino de bobo, feio, mané e chulezento. Pode falar bobagens homéricas e depois posar de vítima. Pode estudar nos EUA e reclamar do pragmatismo estadunidense. Ou pode, ainda, posar de cult, falando que Cecília Meireles pensou em Fernando Pessoa, Kierkegaard e Zé Côco do Riachão ao escrever estes versos:
Batatinha quando nasce
Esparrama-se pelo chão
Teologiazinha de quinta
Não segura o rojão

Tenha o compromisso certo
Você, que é um ET que almeja ser bem sucedido, já aprendeu como falar, pensar, ler e se comportar, precisa dar um último passo. Você precisa de compromisso. Compromisso com a pessoa mais importante neste universo, a razão da existência, a essência da vida, a evidência da existência do bem. Você sabe de quem estou falano. Esta pessoa é VOCÊ. Tenha compromisso consigo mesmo.
Nada de querer se doar para os outros. Nada de se preocupar com a vida alheia. Afinal, ET que é ET sabe que todos nós temos a centelha divina, mas que esta centelha só pega fogo mesmo quando não desperdiçamos energia com os outros. Nunca se esqueça de sempre dizer para si mesmo: eu sou bom, muito bom, eu sou bom, bom, bom. Mesmo se a Bíblia disser o contrário, não se preocupe. Ninguém mais lê Bíblia mesmo, e não há o perigo de se sentir diminuído.
Estes são os passos para que você seja um Evangélico Típico bem sucedido. Seu propósito será sempre o sucesso pessoal e a promoção de sua imagem. Portanto, mãos à obra! O manual será seu por apenas três parcelas de R$ 666,00 no cheque, no cartão ou boleto bancário. Ligue agora!
Digão às vezes duvida se nasceu na Terra.
 Para o Genizah




Me acabo com esses caras... rsrsrs



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critíca! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...