8.10.11

A Fé dos Ateus.


 Liana Lyma

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.”

Hebreus 11:1

O que dizer sobre os que afirmam ser ateus?
Ateísmo é a rejeição ou ausência da crença na existência de divindades e outros seres sobrenaturais.

Já conversei com alguns ateus sem intenção de convertê-los a minha crença; apenas parei pra ouvir e tentei entender o porquê estas pessoas simplesmente negam que haja qualquer divindade.

São vários os motivos, mas em maioria envolve decepção ou uma extrema autoconfiança.
O interessante é que o “alvo” principal da incredulidade dessas pessoas é a existência de Deus e do diabo. Quando o assunto é especificamente esses “dois pólos”, o ateu demonstra sarcasmo, fruto de um nervosismo (inconsciente ou consciente), um repúdio, como se houvesse uma ”ferida”, uma mágoa, uma frustração que o fez desacreditar que exista um ser “invisível superior” todo poderoso que está no controle de tudo.
Por algum motivo, essas pessoas passaram a centralizar a crença naquilo que se pode ver e em si próprio.

Os que acreditam na auto-suficiência tendem a rejeitar a idéia que sua vida, NÃO está em seu controle e tentam a todo custo provar que tem o controle de tudo e é totalmente independente de qualquer “outro ser superior”.
O outro grupo, devido algum ocorrido passado, como uma oração não respondida, a perda de um ente querido, um sonho que não se realizou mesmo tendo depositado sua fé em Deus; passaram a ser ateus. Ficaram desacreditados, porque Deus poderia curar aquela pessoa ao invés de deixá-la morrer; poderia ter realizado aquele sonho que estava tão perto de ser real; enfim, inúmeras causas.
O fator comum entre os ateus é que crer ou não crer, não faz diferença alguma, o que deixa bem claro ser (geralmente) resultado de uma frustração.
O ateu tem fé; todo ser humano tem fé.

Exemplo:
O ateu estuda, faz uma faculdade, faz uma entrevista de emprego, tenta conquistar alguém... toda sua rotina, se baseia, no futuro próximo ou a longo prazo; são coisas que ele deseja, mas que não sabe se conseguirá, no entanto ele faz sua faculdade CRENDO que conseguirá atuar em sua área; faz um concurso público, CRENDO que PODERÁ ser chamado; passa uma “cantada” em alguém, ACREDITANDO que talvez “cole”; ou seja, tudo que um ateu ou qualquer pessoa faz é baseado numa esperança.

O que é esperança?

É a disposição do espírito que induz a esperar que uma coisa se há de realizar ou suceder.
Se alguém espera por algo que é “incerto”, que por mais que ele se esforce nada dá garantias de que conseguirá, se ele não sabe o dia de amanhã e nem sabe o que vai acontecer dentro de alguns segundos, embora faça mil planos; então o tal ateu, acredita em algo que não consegue ver, um caminho positivo que por mais que ele se esforce hoje, ele sabe que o amanhã não depende 100% dele.
Assim a prova clara de que Deus existe, está neles, mas se recusam a acreditar.

bíblia diz:“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.”

Hebreus 11:1


Se eu acredito que fazendo minha parte hoje, amanhã algo positivo pode acontecer; eu creio que existe o positivo e o negativo, a sorte ou o azar, um caminho certo e um errado.

Contudo, ainda, alguém pode insistir no tal do destino, mas se existe destino, quem o determinou?

Outro, pode dizer “o meu futuro eu construo”, porém como já escrevi, qual a garantia do amanhã?
Não sabemos se quer o dia que iremos morrer, mal sabemos quando ficaremos gripados!

Uma observação importante é que em maioria os ateus se “denominam superiores” por não crer; isso, só comprova que eles sentem que não é normal o ser humano abolir a fé de sua vida, então criam esse “ar de superioridade” pra tentar justificar essa “anormalidade”.

Nossos colegas ateus na verdade, procuram respostas satisfatórias aos seus porquês; afinal, foram as dúvidas que um dia esfriaram suas crenças, mas não digo que extinguiram sua fé.
Talvez seja uma atitude desesperada de dizer:"hei Deus eu estou aqui? será que consegue me ver agora? vê? eu to te negando!"

Existe nessas pessoas, um bloqueio emocional causador do que insisto em chamar de repúdio. Elas são pessoas magoadas, frustradas por um dia sua fé, não ter resolvido as coisas como o esperado.

Não basta ter fé, é preciso também possuir entendimento espiritual. Compreender que nem tudo que eu quero será bom pra mim; por isso, por mais que eu me chateie, brigue com Deus às vezes, por não ceder as minhas vontades, prefiro baixar a guarda, não insistir nos porquês e deixar nas mãos Dele, porque Ele sabe o meu dia de amanhã e eu não sei nem o que irá acontecer daqui a algumas horas.

Crer em Deus faz toda diferença, quando tudo parece estar dando errado, quando nos sentimos num beco sem saída, quando os amigos nos abandona, quando o dinheiro nos falta...

Porque, enquanto o ateu se desespera após usar todos os seus artifícios para “conquistar” algo, e sem saída não sabe mais o que fazer.

Quem crê, não desiste nunca; tem esperança sempre ainda que o mundo todo diga: “você não vai conseguir”; as vezes mesmo sofrendo, consegue dar esperança para outros e fazer esse alguém sorrir e ainda consegue enxergar “saída” onde não existe portas.
São coisas realmente absurdas para um humano comum aceitar.

Crer em Deus é tão maravilhoso, que enquanto alguns vão apenas “morrer”, nós ainda teremos uma eternidade pela frente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critíca! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...